Agrupamento Dr. Vieira de Carvalho  >  Pré-escolar e 1º ciclo  >  
EB1/JI do Lidador
22-05-2014

 

 

 

Escola EB1/JI do Lidador

 

Caça aos ovos na EB1/JI do Lidador | 2014  

 

 

Com o intuito de promover o convívio, proporcionar a interação entre os alunos e o espírito de trabalho em equipa, a atividade "Caça aos ovos" foi dinamizada a partir das obras ?Um Milhão de Beijinhos? e ?Os amigos não são para comer? da escritora Elsa Lé, que esteve anteriormente presente na nossa escola. Assim, cada turma realizou um percurso, mediante pistas que iam sendo gradualmente facultadas. Em cada local, era proposto um desafio diferente que esta tinha que executar (questões de interpretação sobre as histórias, jogos, encenações e adivinhas). No final do jogo, a última pista dava orientações para o local onde se encontravam os ovos de chocolate. Os alunos tiveram ainda a oportunidade de pintar os painéis alusivos às histórias contadas pela escritora.

 

 

 

 

O Dia Mundial da Criança no Lidador

 

    Este ano, tal como nos anos anteriores, tivemos oportunidade de ver mais uma vez a felicidade estampada nos rostos das nossas crianças. O dia Mundial da Criança é sempre um pretexto para lhes proporcionar vivências e experiências lúdicas marcantes e inesquecíveis. Voltamos a contar com a colaboração da Associação de Pais, que se responsabilizou por garantir a presença de dois insufláveis, jogos tradicionais, música e danças. As atividades foram muito apelativas e contribuíram para que muitas crianças realizassem alguns dos seus desejos. Assim, incrementou-se um sistema de rotatividade onde os diferentes grupos de alunos, tiveram oportunidade de brincar e partilhar momentos de cumplicidade e entusiasmo ao longo de toda a manhã, no campo de jogos da escola.

 

 

 

 

 

Carnaval na EB1/JI do Lidador |2013

 

No dia 8 de fevereiro realizou-se, mais uma vez, o desfile de Carnaval da nossa Escola, pelas ruas da Urbanização do Lidador.
O evento decorreu durante a manhã, num ambiente alegre e divertido.
A nossa família acompanhou-nos, durante todo o percurso, sendo visível o seu orgulho e satisfação.  
A segurança do desfile esteve a cargo dos senhores agentes da GNR.
Esta atividade revelou-se muito positiva, pois possibilitou-nos um dia diferente e uma experiência nova para alguns de nós.     
                                                                 
                                                                                                         Turma - 2ºAno 
       Professora - Isabel Torrão Alves

 

  

 

Magusto - S. Martinho |2012

EB1/JI do Lidador


No dia nove de novembro festejou-se o S. Martinho na escola do Lidador.
Explorou-se o tema nas salas de aulas e realizaram-se diversas atividades de Expressão Plástica e Educação Musical.
Após a reunião à volta da tradicional fogueira, os alunos comeram castanhas assadas e beberam groselha e sumo de laranja.
Para esta atividade, contámos com a colaboração da Associação de Pais que ofereceu as bebidas.

 

  

 

 

O Projeto de Leitura "Vai e Vem" e a Biblioteca Itinerante

 

No âmbito do Plano Nacional de Leitura, as turmas da educação Pré-escolar desenvolveram o projeto de Leitura em "Vai e Vem" que tinha como objetivo sensibilizar os pais para a importância da leitura e do livro. As visitas à Biblioteca Itinerante constituíram uma oportunidade para que mensalmente, os alunos pudessem cumprir o ritual de entregar e requisitar um livro.

 

 

 

 

Semear leituras

 

A partir de obras literárias aconselhadas pelo PNL, foram dinamizadas atividades de leitura, escrita e exploração artística entre a Educação Pré escolar e o 1º Ciclo.

 

 

 

Horta Biológica

 

Na EB1/JI do Lidador desenvolveu-se o Projeto da Horta Biológica, foi uma experiência de aprendizagem importante, que permitiu às crianças contactar com situações novas. Para além disso,  possibilitou a abordagem  de  questões ligadas ao ambiente, à alimentação e ao aproveitamento das hortícolas que foram confecionadas na cantina da escola.

 

 

 

Dia Mundial da Criança

 

O Dia Mundial da Criança é mais um motivo para proporcionar aos nossos alunos experiências inesquecíveis. Assim, realizaram-se, nos vários espaços da escola, atividades lúdicas e recreativas. As crianças saltaram livremente nos insufláveis, participaram em desportos radicais (slide e escalada) e frequentaram uma mega aula de dança. Todas tiveram oportunidade de brincar e partilhar momentos de alegria e entusiasmo. Para tornar o dia ainda mais ?gostoso?, brindámo-las com algumas guloseimas.
         Foi importante a colaboração da Associação de Pais para propiciar aos alunos a realização destas atividades.

 

  

 

 

Feira da Primavera EB1/JI do Lidador

 

No dia 30 de abril, realizou-se a Feira da Primavera, no pátio coberto da escola. Este foi devidamente decorado com motivos primaveris desenhados e pintados pelos alunos. As bancadas para a venda de produtos foram distribuídas pelo recinto, cabendo uma delas a cada turma ou grupo (Associação de Pais). Os objetos vendidos iam desde trabalhos realizados pelos alunos e trabalhos enviados pelos encarregados de educação.
As famílias foram convidadas a participar neste evento e a adesão foi bastante significativa. Os alunos estavam entusiasmados na venda dos seus produtos, o que trouxe dinamismo e alegria à feira.

 

 

 

 

Projeto "Leituras Sentidos e Saberes"

 

O Projeto "Leituras Sentidos e Saberes" dedicado ao autor Valter Hugo Mãe, foi desenvolvido em parceria com a Biblioteca Municipal da Maia.
Ao longo deste mês, em todas as salas de aula, manusearam-se os livros, aconteceram leituras, fizeram-se trabalhos, pesquisou-se a biografia e a bibliografia deste escritor, enriquecendo desta forma o conhecimento dos alunos.
Por fim, no dia 16 de maio, os pequenos atores de 2º ano, no papel de pássaros, fizeram do palco um céu cheio de cor e fantasia, numa explosão de emoções e sentimentos, que fizeram a delícia do autor e dos espectadores.

 

 

 

   

 

 

 

"Caça aos ovos" na EB1/JI do Lidador

 

No dia 23 de março, decorreu na escola, mais uma vez, a "Caça aos ovos".
Com o intuito de promover o convívio, proporcionar a interação entre os alunos, o espírito de trabalho em equipa e de desenvolver os objetivos adjacentes ao PNL, esta atividade foi dinamizada a partir da história "O coelhinho que não era de Páscoa", lida e explorada por todos os alunos da escola.
Cada turma realizou um percurso, mediante pistas que iam sendo gradualmente facultadas. Em cada local, era proposto um desafio diferente que todos tinham de executar (questões de interpretação sobre a história anteriormente explorada, jogos, coreografias e adivinhas). No final do jogo, a última pista dava orientações para o local onde se encontravam os ovos de chocolate. Os alunos mostraram-se muito participativos e empenhados.
Esta atividade revelou-se muito positiva, pois possibilitou um trabalho de articulação entre as turmas e os professores da Educação Pré-escolar e do Primeiro Ciclo.

 

 

 

Carnaval 2012 na EB1/JI do Lidador

 

No passado dia 17 de fevereiro, a comunidade escolar da EB1/JI do Lidador realizou o seu tradicional cortejo carnavalesco. O evento iniciou-se com um carro alegórico.


O momento final ficou a cargo do professor de música, que cantou e tocou acordeão, acompanhado por alunos mais velhos com diversos instrumentos musicais.

Foi possível observar grande entusiasmo, alegria e satisfação, por parte de todos. As famílias compareceram, como já é habitual, para, em conjunto, percorrermos as ruas da Urbanização do Lidador, num ambiente festivo e descontraído.

 

Isabel de Fátima Torrão Alves

 

 

 

 

 

Visita aos Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia

 

No passado dia 7 de fevereiro de 2012, as turmas A e B do 2º ano da escola EB1/JI do Lidador, realizaram uma visita de estudo aos Bombeiros Voluntários de Moreira da Maia, durante o período da tarde. As turmas foram recebidas por um responsável da instituição que deu a conhecer os diferentes espaços do quartel, elucidando sobre a dinâmica de funcionamento do mesmo. Tiveram, ainda, a oportunidade de contactar com algumas das viaturas de socorro, como ambulâncias e veículos de combate a incêndios.
Os alunos adoraram a experiência e compreenderam a importância destas instituições na prestação de serviços junto da comunidade.

 

 

 

"SOLIDARIEDADE ? EB1JI do Lidador"

 

   A exemplo dos anos anteriores, houve, sobretudo nesta época natalícia, grande preocupação em desenvolver nos nossos alunos o espírito de partilha, sensibilizando-os para as questões da solidariedade. Para o efeito, organizamos uma campanha de recolha de bens alimentares e de produtos de higiene, para serem entregues à instituição local ?A Causa da Criança?. Assim, no mês de Novembro, solicitamos a colaboração dos pais e encarregados de educação, através de um folheto informativo.

As famílias responderam com a prontidão que lhes é peculiar, sendo notório o seu envolvimento que, como sempre, excedeu as nossas expectativas, apesar da situação atual em que vivemos.     
No dia 6 de janeiro, Dia de Reis, realizou-se na EB1JI do Lidador um colóquio sobre instituição que teve como oradora a Dra. Cláudia Fernandes, técnica da mesma. Houve uma participação muito ativa da parte de todos os alunos, colocando-lhe diversas questões sobre o funcionamento da referida instituição.

Após esta sessão foram entregues os donativos angariados.

Isabel Torrão Alves

 

 

 

"Festa de Natal ? EB1JI do Lidador"

 

   No passado dia 16 de dezembro, durante a manhã, realizou-se a Festa de Natal para a comunidade escolar. Cada turma apresentou um número alusivo à quadra natalícia: canções, coreografias, encenações, poemas e música instrumental. O espetáculo encerrou com a vinda do Pai Natal, que distribuiu livros e chocolates a todas as crianças.

 

   À tarde, abrimos a escola à família e preparamos uma festa/convívio. Todas as turmas também apresentaram um número. A Associação de Pais sorteou cabazes de Natal, resultantes da venda das rifas, para a angariação de fundos.

   O convívio encerrou com a degustação de saborosos doces natalícios, confecionados com empenho e originalidade pelas famílias.

 

É de realçar que o espaço escolar (salão de festas, cantina) foi pequeno para o elevado número de participantes, que aderiram ao nosso convite.
                            

Isabel Torrão Alves

 

 

 

 

 

"Magusto na Escola"

 

No passado dia 11 de novembro de 2011 fizemos o Magusto na Escola. Esta actividade realizou-se com o objetivo de valorizar as tradições. Durante o intervalo da manhã, a Comunidade Educativa reuniu-se no coberto da escola, onde partilhou momentos de convívio e de alegria. Comeram-se castanhas assadas e bebeu-se groselha.
Todas as turmas, acompanhadas pelo respetivo professor, realizaram jogos tradicionais (jogo das cadeiras, estafeta - jogo dos sacos, jogo da macaca, macaquinho do chinês, cabra cega, estafeta - colher com castanha e tiro ao alvo).
Todas as crianças participaram neles com interesse e entusiasmo.

 

 

 

 

 

"Semear Leituras"

 

Na EB1/JI do Lidador foram dinamizadas actividades no âmbito da leitura, da escrita e da exploração artística de histórias, a partir de livros. As crianças do 1º Ciclo partilharam momentos de leitura e a Educação Pré-escolar ilustrou as histórias ouvidas, que posteriormente foram compiladas.

 

Os pais e Encarregados de Educação também foram parceiros privilegiados no estímulo à leitura, a escola esteve aberta às famílias que pretendessem partilhar leituras com as crianças.

 

 

Isabel de Fátima Torrão Alves

 

 

 

 Quinta da Gruta

 

No passado dia 2 de Fevereiro as turmas do 2º ano da escola EB1/JI do Lidador fizeram uma visita de estudo à Quinta da Gruta, no Castêlo da Maia.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Os alunos da turma A participaram na Actividade Vigilante da Natureza, iniciando-se uma apresentação em que lhes foram explicados os vários processos de tratar os resíduos e realizaram um jogo onde aplicaram os conhecimentos adquiridos. A turma B confeccionou pão, em que numa primeira etapa as crianças aprenderam as regras básicas relacionadas com a higiene e segurança alimentar. Seguidamente procederam à confecção do pão.

 

 

 

 

 

Todos os alunos puderam interagir com os animais da quinta, alimentando-os e observando as suas características.

 

 

 

 

 

 

 

Janeiras no Lidador

 

Durante o mês de Janeiro, a EB1/JI Lidador vivenciou a tradição cultural existente no nosso país - "Cantar as Janeiras". Houve pesquisas e diálogos sobre o tema e depois colocamos mãos à obra. Escolhemos uma canção e começaram os ensaios.

 

A par dos ensaios, nas salas foram feitas coroas e maracas, com material de desperdício. Numa tarde, combinado com as Docentes do 1º ciclo fomos cantar as Janeiras pelos corredores da escola e qual o espanto das crianças mais velhas, quando presenciaram os mais novos. A alegria e a satisfação foi tanta, que os meninos do 1º ciclo ofereceram presentes comestíveis aos meninos do pré-escolar e também muitos aplausos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Solidariedade e Partilha


Desde que a Instituição "Causa da Criança" da Prozela abriu portas, a EB1/JI Lidador tem levado a cabo campanhas de recolha de géneros alimentícios e de outros bens.

 

Assim, tal como em anos anteriores, durante o mês de Dezembro, imbuídos no espírito de partilha e de solidariedade, abraçámos esta causa. Solicitámos a participação dos Pais/Encarregados de Educação, que colaboraram muito prontamente, excedendo as nossas expectativas. No dia 5 de Janeiro, técnicas da "Causa da Criança" deslocaram-se à EB1/JI Lidador para recolher os bens angariados.

 

O Cabaz de Natal, sorteado pela Associação de Pais, foi também entregue à "Causa da Criança", uma vez que até esse dia não apareceu ninguém a reclamar o prémio.

 

Isabel Torrão Alves

 

             

 

 

Festa de Natal 


No dia 17 de Dezembro realizou-se a Festa de Natal da nossa escola. O evento decorreu durante todo o dia, num ambiente festivo e de partilha, apropriado à época natalícia.

 

Durante a manhã, no salão Nobre dos Bombeiros Voluntários de Moreira foi apresentado um espectáculo com canções natalícias, danças, teatros, coreografias e declamação de poemas. O mesmo culminou com o sorteio de um cabaz de Natal, pela Associação de Pais. Pudemos contar com a presença dos familiares dos alunos, bem como de elementos representativos da Comunidade. Deste clima de proximidade, resultou um agradável convívio entre todos.

 

À tarde, com a chegada do Pai Natal à escola, podia ver-se no rosto de todas as crianças a alegria, o entusiasmo e a curiosidade pelos presentes recebidos (livros e chocolates).

 

Isabel Torrão Alves

 

 

              

 

 

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência


No passado dia três de Dezembro, a Escola EB1/JI do Lidador assinalou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com a vinda da Ânimas - Associação Portuguesa para a Intervenção com Animais de Ajuda Social.
Este evento teve como finalidade a sensibilização das crianças e dos adultos, para a importância da diferença e da inclusão. Entre outras tarefas, esta instituição dedica-se ao treino de cães de serviço que auxiliam
indivíduos com diferentes incapacidades, tais como: abrir portas, recolher objectos do chão e despir certas peças de vestuário. Houve uma demonstração na escola das capacidades dos cães e uma abordagem por parte da Ânimas, relativo ao trabalho que desenvolve, facto que suscitou grande interesse por parte dos alunos.
Atendendo que nesta escola funciona uma Unidade Especializada de Apoio a Multideficiência (UEAM) nunca é demais desenvolver este tipo de actividades.

 

Dezembro de 2010

 


 

 

Música na Escola

Tendo em conta a importância da música no desenvolvimento integral da criança, realizou-se a actividade da "Música na Escola."
Assim, no ginásio da EB1/JI do Lidador reuniu-se toda a Comunidade Escolar para desenvolver a referida actividade.
Os alunos da Educação Pré-Escolar, 1º anos e Unidade Especializada de Apoio à Multideficiência (UEAM) ao som da "Marcha Turca", tocaram diferentes instrumentos e produziam determinados ritmos.
Os alunos dos 2º, 3º e 4º anos, entoaram e mimaram a Música em Inglês "Head Shoulders". É de referir que para o sucesso desta actividade "Música na Escola" foi muito importante a articulação entre os professores titulares de turma e os professores de Música e de Inglês.

 

Novembro de 2010

 

 

 

 

 

Leituras, Sentidos e Saberes

  

Em parceria com a Biblioteca Municipal da Maia a EB1/JI do Lidador participou no projecto "Leituras, Sentidos e Saberes". Ao longo do ano, foram trabalhadas as diferentes obras da escritora Maria Teresa Maia Gonzalez. Os alunos participaram na exposição de trabalhos e no espectáculo de encerramento, que se realizou no dia 25 de Maio, no auditório da Venepor.

 

 

 

 

Com o Sol no Coração, Vamos Ter Precaução


Numa perspectiva de sensibilização dos alunos e da Comunidade para a problemática do cancro da pele que vitima, cada vez mais, a nossa sociedade, a EB1/JI do Lidador, ao longo deste ano lectivo, implementou um conjunto de actividades, no âmbito do projecto "Com o Sol no Coração, Vamos Ter Precaução".
Em parceria com a Câmara Municipal da Maia e a Liga Portuguesa Contra o Cancro decorreu, na escola, uma palestra aberta a toda a Comunidade Escolar.

O desenvolvimento do projecto culminou com uma exposição dos trabalhos realizados pelos alunos, no hall da escola e a decoração de uma t-shirt para fazer parte do concurso de PRODUÇÃO DE MATERIAIS PROTECTORES.

 

 

 

 

 

Plano Nacional de Leitura

 

As actividades realizadas no âmbito do Plano Nacional de Leitura na EB1/J.I do Lidador foram as seguintes: Hora do Conto; Biblioteca Itinerante; Projecto Maria Tereza Maia Gonzalez (em parceria com a Biblioteca Municipal da Maia); Leitura "Vai e Vem"; Visita à Biblioteca Municipal da Maia; Dinamização da Biblioteca da Escola.

 

Decoração  dos sacos para o projecto "Vai e Vem"  - Registos da leitura feita em família

 

 

 

 

Dia Mundial da Criança

 

O Dia Mundial da Criança proporcionou às crianças, da escola EB1/JI Lidador, vivências marcantes e inesquecíveis. Uma vez mais, contamos com a imprescindível colaboração da Associação de Pais, que assegurou várias actividades: insufláveis, jogos tradicionais e actividades radicais (rappell, slide e pontes paralelas). No período da tarde, foram lançados balões com mensagens alusivas a este dia, escritas pelos alunos. Tratando-se de um dia tão especial para todos, quisemos também assinalá-lo com a oferta de uma bola (de apoio à selecção) e de um gelado. O programa foi bastante apelativo e contribuiu para que algumas crianças concretizassem um sonho.

 

 

 

 

Horta Pedagógica na EB1/JI do Lidador


Ao longo do ano lectivo foram cultivados os três talhões destinados a horta pedagógica. O talhão das abóboras, das couves e das plantas aromáticas.
Os alunos envolvidos neste projecto participaram com gosto e empenho.
É de salientar que para muitos destes foi o primeiro contacto com a terra.

 

 

 

 

 

Visita de Estudo ao Aquamuseu do Rio Minho, em Vila Nova da Cerveira

 

No dia 14 de Junho a EB1/JI Lidador, realizou uma visita de estudo ao Aquamuseu do Rio Minho, em Vila Nova de Cerveira. Todas as turmas da escola fizeram a visita guiada ao  museu e participaram numa actividade escolhida pelo professor titular de turma. No tempo livre entre as actividades, os alunos brincaram, lancharam e almoçaram no Parque de Lazer do Castelinho que se situava contiguamente ao museu.

 

 

 

 

Monumental Cascata no Lidador

 

Como é habitual na EB1/JI Lidador foi realizada a tradicional Cascata dos Santos Populares. Esta foi visitada por toda a Comunidade Educativa a qual se deslumbrou com a sua grandiosidade. Muitos visitantes aproveitaram para pedir um desejo em troca de uma moedinha.

 

 

 

 

Festa de Encerramento

 

No dia 18 do Junho, realizou-se no Polidesportivo de Vila Nova da Telha a Festa de Encerramento do ano lectivo, da Escola do Lidador. Este evento pretendeu assinalar de uma forma muito significativa, o fim do ano escolar. 

Os espaços foram decorados a preceito. Do programa da festa constou a apresentação, por parte das diversas turmas, de um número (canções, danças, dramatizações, coreografias). A Associação de Pais procedeu à entrega de medalhas e taças, no âmbito do 3º Torneio de Futebol Inter-escolas 1º ciclo.
Para finalizar, todos os alunos e professores apresentaram uma coreografia. Nesta actuação os alunos de cada ano e os respectivos professores usaram t`shirts de cores diferentes, formando o arco-íris.


 


 

 

 

 

Frases para Pensar
A dúvida é o princípio da sabedoria. (Aristóteles)