Agrupamento Dr. Vieira de Carvalho  >  Biblioteca Escolar  >  
Biblioteca Escolar / Centro de Recursos
02-07-2012

A Biblioteca Escolar/Centro de Recursos é um espaço relevante da nossa escola. Proporciona informação em vários registos e possibilita a ocupação de tempos livres com a procura e construção da aprendizagem e com actividades lúdicas.

 

A nossa Biblioteca tem um percurso de vários anos. Sempre acarinhada pelo Conselho Executivo a entrada na Rede de Bibliotecas Escolares permitiu o seu enriquecimento a nível de espólio e de mobiliário adequado. O espaço físico ocupado pela Biblioteca também mudou e foi deslocado para uma zona central da Escola, de fácil acesso e com muita luz. A união de três salas deu origem a um espaço amplo e organizado de modo a corresponder aos interesses e necessidades do público juvenil.

 

Seguindo o moderno conceito de organização dos Centros de Recursos foram criadas as zonas de Atendimento, de Consulta e Documentação, de Produção Gráfica, de Computadores e Informal (com possibilidade de visionamento de filmes, de audição de música e de conversa).

 

Na zona de Consulta e Documentação existem mesas para trabalho de grupo e mesas individuais de modo a proporcionar algum isolamento. No seu conjunto a Biblioteca/Centro de Recursos oferece um ambiente agradável, seguro e acolhedor onde se podem concretizar as diferentes e importantes funções deste espaço: Ler, ouvir, ver discutir e pesquisar.

 

É claríssima a tendência para a procura de informação através das novas tecnologias mas a consulta de livros é constante e os hábitos de leitura vão-se construindo.

 

A BE/CR possui um espólio de cerca de três mil livros, trezentas cassetes vídeo, noventa CD-Áudio, cento e cinquenta CD-ROM, catálogos, jogos, posters, etc.

 

Ao longo do ano lectivo mantemos painéis informativos sobre a vida cultural da Escola e do meio envolvente, fazemos exposições temáticas e explicamos o significado das datas relevantes.  

 

O coordenador:  

 

António Branco

 

A Biblioteca dispõe de um blog no seguinte enedreço:

http://bedrvieiradecarvalho.blogspot.pt/

 

Frases para pensar
Sê senhor da tua vontade e escravo da tua consciência. (Aristóteles)