Agrupamento de Escolas de Pedrouços  >  Clubes  >  
Oficina de Matemática

 

 

Professores responsáveis: Jacinta dos Santos Teixeira Fortuna e Sandra Margarida Ribeiro


 

A matemática constitui um património cultural da humanidade e um modo de pensar. Ser matematicamente competente envolve hoje, de forma integrada, um conjunto de atitudes, de capacidades e de conhecimentos relativos à matemática. Esta competência desenvolve-se através de uma experiência matemática rica e diversificada e da reflexão sobre essa experiência, de acordo com a maturidade dos alunos.

 

Assim, os principais objectivos a que nos propomos com este projecto são:

- apoiar o aluno na descoberta das diversas autonomias para aprender;

- o desenvolvimento da criatividade, da responsabilidade da cooperação com os outros em tarefas e projectos comuns;

- dotar a escola de um espaço e recursos adequados ao ensino;

- permitir aos alunos sentir e participar na ?magia? da matemática, envolvendo-os na disciplina através da promoção da vertente lúdica;

- construir material didáctico que servirá para uma posterior utilização nas aulas de matemática, estudo acompanhado e ou outras disciplinas;

- aumentar a motivação dos alunos com maiores dificuldades de aprendizagem e/ou estimular e enriquecer aqueles que já têm o gosto pela matemática;

- possibilitar a realização de actividades de grupo, facilitar o intercâmbio entre os vários níveis de ensino e rentabilizar o espaço como sala de trabalho para os professores de matemática para experimentação e produção de material.    

 

Normas de funcionamento:  

 

No início das actividades, as seguintes normas de funcionamento serão distribuídas pelos alunos, para que tomem conhecimento das mesmas.

- O aluno deve respeitar os horários de funcionamento da oficina;

- Todo o material da oficina deve ser manuseado com cuidado, delicadeza e respeito;

- O aluno só deve manipular os equipamentos assim que o professor responsável o determine;

- Na sala da oficina deve haver ordem e respeito;

- Os alunos não podem utilizar a sala da oficina na ausência do professor responsável, a menos que este os tenha previamente autorizado;

- A limpeza da sala da oficina deve ser mantida por todos os utilizadores;

- Os alunos têm o direito de aprender as técnicas de manuseamento dos diversos equipamentos da oficina; Os alunos podem utilizar o equipamento, desde que autorizados pelos professores responsáveis;

- Os alunos podem contribuir com as suas ideias e criatividade, dando sugestões e/ou apresentando propostas;

- O aluno após três faltas injustificadas é excluído da oficina;

- Os alunos interessados poder-se-ão inscrever, de acordo com a compatibilidade dos horários. A permanência na oficina dependerá do comportamento, do interesse e do empenho dos alunos.  

 

Horário de funcionamento:  

 

Consideramos que o funcionamento da oficina deverá ocorrer ou no final da manhã e/ou no princípio da tarde, de forma a abrange alunos que se encontrem na escola, sem aulas.  

 

Recursos Humanos:

 

- Máximo de 10 alunos do 2ªe 3ª ciclo, por cada bloco de 90 minutos, sendo este o público-alvo;

- Pais e encarregados de educação (colaboração externa);

- Professores de outras áreas disciplinares;

- Comunidade escolar.    

 

Número de horas semanais prevista para o funcionamento da oficina:

 

Para que o projecto consiga ser minimamente realizado pensamos que seriam necessários 2 blocos de 90 minutos. Estarão envolvidos no projecto 2 professores, no máximo. Em cada bloco de 90 minutos estarão presentes os dois professores em simultâneo, com um grupo de 10 alunos. Uma planificação mais detalhada das actividades requer mais um tempo de 45 minutos, comum aos 2 professores. Este tempo funcionará sem a presença dos alunos.  

Frases para Pensar
A sinceridade é princípio e fim das coisas. Sem a sinceridade nada seria possível. (Confúcio)